Ana Rita de Calazans Perine
2 min readOct 5, 2020

--

SALVE O 15 DE OUTUBRO!

Ramón, um dos grandes presentes que recebi nesta vida, completa 17 anos neste 15 de Outubro de 2020. Quando ele nasceu, em pleno Dia do Professor, o desafio do novo papel existencial (ser Mãe) se materializava definitivamente: que saibamos sempre aprender um com o outro.

Para mim o ser mãe (arquetípico) envolve a educação amorosa e atenta, o preparo para a vida. Crescer junto, trocar experiências, apontar direções e caminhos que, limitando fronteiras, oportunizem a plena expansão dos filhos e a possibilidade de serem (as fronteiras) constantemente dilatadas. Como nos lembra a poesia de Gibran, os filhos são flechas que os pais lançam ao mundo. Amor, carinho e cuidado reforçam o amálgama saudável da liberdade com responsabilidade, de direitos associados a deveres e de individualidades inseridas no coletivo humanidade.

O trabalho de orientar e de dirigir, de se fazer presente como eixo norteador... seja na mão amiga, no abraço reconfortante ou na reprimenda necessária... aproxima os papeis do responsável pela criança ou adolescente e do professor.

Respeito se aprende em casa, é fato. Mas justo na escola, cujo coração que pulsa é representado pelos professores e o sangue bombeado pelas muitas famílias que por ali passam, que se dá com maior força o seu exercitar.

A cada matrícula, um novo desafio e uma nova oportunidade de conexão e desenvolvimento em conjunto. Um exercício humano por excelência, infelizmente desvalorizado por tecnocratas destituídos de sensibilidade e de razão, que poluem esferas socio-econômicas e político-culturais da sociedade contemporânea, engessando a reflexão e obstaculizando o espírito crítico, a produção de conhecimento e seu livre circular.

Neste 15 de Outubro mais uma vez reafirmo meu compromisso como educadora, mãe e eterna aprendiz... Que as desconstruções e reconstruções que promovemos vida a fora nos aproximem uns dos outros com maior qualidade de vínculo, nos percebendo todos (pais / responsáveis, alunos e professores) partícipes ativos da história da comunidade que nos abriga e da saúde integral (física, emocional e mental) dos que nos rodeiam.

Feliz 15 de Outubro a todos os professores, vocês fazem a diferença em nossas vidas! Feliz aniversário, meu filho, mantenhas internalizado o valor do conhecimento: respeitar a singularidade, preservar a dignidade humana e melhorar o mundo!

--

--

Ana Rita de Calazans Perine

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.