Vida em Fluxo, no Movimento

Manuscrito medieval da tradução latina de Calcídio do Timeu de Platão.
Gravura de Hermes Trismegistus por Gregory Stewart
  1. Mentalismo O Todo é Mente, o Universo é Mental. O universo é uma Criação Mental do TODO, e é na mente desse TODO que nós vivemos, nos movemos e temos a nossa existência. Possibilita a compreensão dos fenômenos mentais e psíquicos, a verdadeira natureza da Força, da Energia e da Matéria se subordina ao Domínio da Mente.
  2. Correspondência O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Como é no macro, é no micro. “Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”. Habilita o Homem a raciocinar inteligentemente do Conhecido ao Desconhecido.
  3. Vibração — Nada está parado; tudo se move; tudo vibra. Quanto maior a freqüência (aceleração, velocidade) maior a sutileza (desde a matéria até o espírito). Matéria, Energia, Mente e Espírito são o resultado de diferentes graus de Vibração. Quanto mais elevada a Vibração mais próximo se está do Espírito. Quanto mais baixa for a Vibração mais próximo se está da matéria, como uma rocha que vibra tão lentamente que parece estar parada. Nos permite conhecer as próprias vibrações mentais e também as dos outros.
  4. Polaridade — Tudo é Duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados. Opera no Plano Mental (amor e ódio, por exemplo). Pode ser aplicado no sentido de transmutar as vibrações de um polo para o outro tanto em si como nos outros (Alquimia Mental ou Harmonia por Oposição).
  5. Ritmo — Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação. Ação e reação que se dá entre os dois polos existentes. Vagueamos de um polo ao outro, mais ou menos inconscientes, como um pêndulo. Entre o estímulo e a resposta temos a possibilidade de existir.
  6. Causa e Efeito — Toda a Causa tem seu Efeito, todo o Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei. Nada acontece sem razão e, como existem vários planos de causalidade, os planos superiores dominam (ou causam) os planos inferiores. Por meio da elevação mental, tornamo-nos causa em vez de efeito.
  7. Gênero — O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos. Opera sempre na direção da geração, regeneração e criação. A geração de uma ideia é a formação dessa ideia; a regeneração compreende o aperfeiçoamento e o crescimento dessa ideia e, por fim, a criação é a realização completa da ideia.
  1. Lei da ciclicidade ou periodicidade (físico);
  2. Lei da vitalicidade (energético);
  3. Lei da psiquicidade (emocional);
  4. Lei da organização (mental concreto),
  5. Lei da diferenciação (mente pura),
  6. Lei da iluminação (veículo intuicional);
  7. Lei da unicidade (veículo espiritual ou vontade pura).

Bibliografia para Aprofundamento:

Nota:

--

--

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store