SALVE O 15 DE OUTUBRO!

Ramón, um dos grandes presentes que recebi nesta vida, completa 17 anos neste 15 de Outubro de 2020. Quando ele nasceu, em pleno Dia do Professor, o desafio do novo papel existencial (ser Mãe) se materializava definitivamente: que saibamos sempre aprender um com o outro.

Para mim o ser mãe (arquetípico) envolve a educação amorosa e atenta, o preparo para a vida. Crescer junto, trocar experiências, apontar direções e caminhos que, limitando fronteiras, oportunizem a plena expansão dos filhos e a possibilidade de serem (as fronteiras) constantemente dilatadas. Como nos lembra a poesia de Gibran, os filhos são flechas que os pais lançam ao mundo. Amor, carinho e cuidado reforçam o amálgama saudável da liberdade com responsabilidade, de direitos associados a deveres e de individualidades inseridas no coletivo humanidade.

O trabalho de orientar e de dirigir, de se fazer presente como eixo norteador... seja na mão amiga, no abraço reconfortante ou na reprimenda necessária... aproxima os papeis do responsável pela criança ou adolescente e do professor.

Respeito se aprende em casa, é fato. Mas justo na escola, cujo coração que pulsa é representado pelos professores e o sangue bombeado pelas muitas famílias que por ali passam, que se dá com maior força o seu exercitar.

A cada matrícula, um novo desafio e uma nova oportunidade de conexão e desenvolvimento em conjunto. Um exercício humano por excelência, infelizmente desvalorizado por tecnocratas destituídos de sensibilidade e de razão, que poluem esferas socio-econômicas e político-culturais da sociedade contemporânea, engessando a reflexão e obstaculizando o espírito crítico, a produção de conhecimento e seu livre circular.

Neste 15 de Outubro mais uma vez reafirmo meu compromisso como educadora, mãe e eterna aprendiz... Que as desconstruções e reconstruções que promovemos vida a fora nos aproximem uns dos outros com maior qualidade de vínculo, nos percebendo todos (pais / responsáveis, alunos e professores) partícipes ativos da história da comunidade que nos abriga e da saúde integral (física, emocional e mental) dos que nos rodeiam.

Feliz 15 de Outubro a todos os professores, vocês fazem a diferença em nossas vidas! Feliz aniversário, meu filho, mantenhas internalizado o valor do conhecimento: respeitar a singularidade, preservar a dignidade humana e melhorar o mundo!

--

--

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Ana Rita de Calazans Perine

Ana Rita de Calazans Perine

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.