PELA LIBERDADE DE ESCOLHA E EXPRESSÃO...

Em uma manhã chuvosa de domingo, propícia a leituras, músicas, filmes ou simplesmente aquela doce companhia da preguiça, incorporada sem a menor culpa, lamento me sentir fortemente impelida em trazer à tona princípios tão basilares como a liberdade de escolha e de expressão.

Quanto mais acirrados os pleitos eleitorais, mais chumbo grosso à vista. Seria ingenuidade da nossa parte negar o fato, tantas vezes presente.

Muitíssimo diferente é permissividade e passividade diante de restrições de liberdade vis, quando esta liberdade em nada põe em risco ou afronta, exceto o anestesiamento perceptivo a que todos estamos sujeitos.

Somos os únicos responsáveis pela nossa hierarquia de valores. E guiar nossa conduta pautada na leitura consciente dela, incluindo os ajustes que o viver nos proporciona, é condição de humano à caminho da maturidade.

Tenho uma posição formada para este pleito, justo em função da constante busca por coerência a princípios que me são basais e do momento ímpar da história, que nos cobra assertividade com cautela e responsabilidade com estratégia. Estou com Ciro, 12!

O fato jamais me impediu de legitimar outras escolhas... Em círculos próximos todos convivemos com pensares distintos, fundamentais para exercitarmos a envergadura de nossa flexibilidade, detectarmos o que nos é essencial... O que é desumano tolerar é o abuso, a violação, o disparate de pretender encarcerrar vozes por fraude, destilação de ódio e humilhação.

Vozes pautadas pelos referenciais de Amor, Verdade e Justiça jamais se calarão!!! Elas impõem ritmo à evolução de indivíduos, sociedades e nações... Retumbem! Precisamos de todas, mais do que nunca!!!

Se em nosso juízo algo representa sério risco a nos conduzir para esta negação, para o retrocesso, para a violação... Que se refute, sem agressão! É direito legítimo, de escolha e expressão: #EleNunca , #EleNao!!!

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.