Náufragos de nós mesmos, refugiados na própria terra...

Entramos 2019 com forte ressaca acumulada de anos anteriores, fato. Agora… que esse aninho tá osso, tá! Parece ter perpetuado a inconsciência na máxima expressão e coroado aberrações, inconsequências e barbáries.

As instituições ainda resistem, não querem deixar o púlpito. Julgando-se sagradas, ornamentam com maiores adereços a fantasia forjada para ocultar os trapos mulambentos a que se reduziram. Esvaziadas de sentido, idoneidade e sensatez desfilam tristes espasmos ensandecidos pela fome da ganância, ódio, rancor...

Independente da esfera - social, política ou econômica - elas (as instituições) rangem furiosas, desde o privado até público. Nunca o novo soou tão velho e a vanguarda tão carcomida.

Até a pobre esperança sistematicamente desacreditada, se deixa arrastar. Já não mais aciona o movimento contrário capaz de romper o circulo vicioso e ascender espiralada, passa a esperar...

No pavor do tacanho cenário mesmo as enseadas ensolaradas, que por natureza acolhem, convertem-se em sombrios mares bravios: refutam, engolem...

Arremessados de onda em onda, atordoados, à mingua, sedentos de calmaria... se prolonga o sufoco constante das noites e dias.

Em meio ao estardalhaço de tantos ecos chega a percepção, de repente... Raios, relâmpagos e trovões rompem o estranho silêncio e a conhecida escuridão.

Como nos permitimos compactuar com tamanha dor e ilusão, de nos julgarmos livres quando construímos a própria prisão?! Basta!!!

Náufragos de nós mesmos, refugiados na própria terra... Assim estamos… oprimidos, esquecidos, apartados de humanidade. Isso não nos cabe, não é o que somos!

Chega de tragar água salgada, que marea os sentidos, como se fosse néctar o fel que te consome. Desperta Humano, sintas! Pulsam em teu peito: amor, generosidade, compaixão... O outro não pode ser ameaça, é irmão! Reverbere, empodere, solte a voz e dê a mão...

--

--

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Ana Rita de Calazans Perine

Ana Rita de Calazans Perine

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.