MANIFESTO PESSOAL

Ana Rita de Calazans Perine
2 min readApr 24, 2022

Poderia iniciar esse Manifesto reassumindo o compromisso com meus próprios sonhos, ao invés dos que insistentemente nos são coagidos dia a dia na tentativa de anestesiar o sentir, bloquear o pensar, imobilizar o livre-arbítrio, impor rotas e rótulos, agendar vidas… Mas CANSEI, estou FARTA, EXAUSTA! Inclusive das verdades prontas que orbitam em papeis e propósitos.

Estou ENFARADA do peso dos livros! Não pensem que não os prezo, pelo contrário. Mas deveriam ser ferramentas libertárias e não nos encapsular em correntes de pensamento.

Leiam, leiam o máximo possível, mas com o deslocamento necessário para perceber e ativar discernimento e senso crítico… Lembrando que se as teorias não forem testadas com a prática, as ideias convertem-se em tecido adiposo que nos rouba a mobilidade.

E obesos estamos enquanto sociedade que freneticamente engole informações muito pouco confiáveis sem processar, como se o mais puro conhecimento fosse.

É “muito Cacique para pouco Índio”! Muitas placas indicam FORA o caminho quando a trilha já vem demarcada DENTRO.

De tanto CUIDADO, PARE, SIGA, ACELERE, DIMINUA nos reduzimos a meros seguidores, figurantes na nossa própria trajetória. BASTA! É muita bosta…

Eu que tanto defendi a importância da lei, a refuto em alto e bom som. Não venham desfilar preceitos na minha horta que meu adubo é de outra natureza.

Quero vazão, não contenção. Expressão, não regulação. Mais essência, menos perfumaria. Mais humanidade, menos caridade, caricatura de divindade. Mais aproximações, menos sectarismos e idealizações.

Gostemos ou não, estamos imersos na vida, somos a vida… Que não nos venham dizer como vivê-la!

Ana Rita de Calazans Perine

Canela / RS, Março de 2022

--

--

Ana Rita de Calazans Perine

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.