
LEGÍTIMA INQUIETUDE
Legítima é a inquietude de todos diante do cenário não só brasileiro, mas mundial… Tem jeito?! Como aceitamos tamanho disparate?!
Não aceitamos. A questão é que a maneira eficaz de promover e instaurar a necessária mudança não está tão nítida quanto parece, ao menos pra mim. Sim, óbvio que é necessária uma profunda reestruturação do sistema político, mas também na forma de conduta da chamada humanidade. No meu interior reverbera a metáfora de que por melhor que seja, a safra do vinho corre sério risco ao ser armazenada em vasilhames de má qualidade…
Em quantas andamos como recipientes dos ideais de Justiça e de Fraternidade?! Ou de Amor, Ordem e Progresso?! O primeiro princípio já foi extirpado na origem da nossa bandeira, como queremos fazer vingar os outros dois?!…
Por outro lado, claro está que o caos é sistematicamente promovido. Somos centrifugados às cegas, sem vislumbrarmos rota de fuga. Atirados de um lado para o outro, angariando tristes conquistas: náuseas, descrédito, apatia… Nestes atropelos a desesperança é sordidamente alimentada. Aparece na perda do brilho no olhar, na respiração pesada, na dificuldade do sorriso aberto e no pouco caso que tem se feito da utopia.
De tão engalfinhados com o outro pensar nos comportamos como ilha, mesmo sendo continente. Não nos percebemos recorrentemente arremessados uns contra os outros. Nos angustiamos tendo que dar explicações, nós, a maioria viva e honesta… no lugar da minoria necrosada e corrupta, que observa a rinha induzida do alto do seu pedestal de guardião da moral. Pedestal egoico e falso! Diante de uma sociedade unida e desperta, passível de ser convertido em cadafalso.
Neste mimetismo perverso da política do Pão e Circo, hoje com bem mais circo do que pão, querem que todos nos comportemos como gladiadores atordoados… Enquanto a arena atinge lotação máxima, arquibancadas e galerias esvaziam-se… e incólumes ficam os Césares, com o vinho e os bilhões, na companhia de leões desdentados e de falsas jubas, porém amestrados.
Ana Rita de Calazans Perine, 11 de Agosto de 2017
www.youtube.com/c/AnaRitadeCalazansPerine