IDEOLOGIAS E MEIAS

Comecei o dia invadida por provocações de amigos queridos que, por várias frentes me instigaram com o assunto "identidade de gênero".

Propositalmente não uso o termo "ideologia", por considerar mais suscetível a manipulação e ruptura com a inteireza da consciência humana. Embora me pergunte o que não o é, sobretudo em tempos como o nosso...

Muito rasteiramente, nas notas abaixo, a distinção entre os termos, que pode ser consultada em qualquer dicionário. Metaforicamente, minha impressão, um é — para nós vir a ver, já que a nível de consciência em construção contínua — e o outro parece ser. O que me leva a ponderar que toda ideologia deveria trazer em si a identidade: humana!

Desde pareceres médicos e psicológicos à reações extremistas, de ambos os lados, bom que se ressalte, o tema da identidade de gênero me causa urticária, incomoda.

Careço de paciência quando vejo tiros sendo frenética e histericamente disparados — ainda que travestidos de verdades científicas e humanitárias — em nome do inominável, não por ser superior e inatingível, mas por estar longe do alcance da vista.

Tanto que fechei meus aplicativos, fui preparar um café e encarar um tanque onde havia deixado meias encardidas de molho.

O que tem a ver o fiofó com as calças? As meias de molho com o tema? Pra mim, tudo! E explico...

O encardido na meia não deixa de ser uma marca que oculta, mascara a trama original do tecido. Na medida em que se esfrega constatamos o seu desgaste.

Da mesma forma sinto as discussões sobre identidade de gênero e minorias de modo geral... Todos querendo apontar a sujeira do outro sem perceber o quanto as tem impregnadas em sua própria tecitura. As couraças são tamanhas que pouco ou quase nada se percebe do cerne da questão... Nem mais embaixo, nem mais em cima... pra dentro, Minha Gente! Cadê o ser humano?!

O esfrega esfrega é tanto que se deteriora, perde sua legitimidade e fluidez. Qual a funcionalidade disso tudo? Pra quê tanto medo?!

Não seria o momento de repensarmos nosso propósito enquanto seres humanos? Todos o somos!!! Muito embora, pouco estamos...

O humano é apartado de nós toda vez que rechaço e elimino, como se a mim coubesse o censor limítrofe entre o natural e o não natural, entre o que é de Deus e o que não é. Ah, me poupe!!!

Meias sujam porque cumprem sua finalidade de protegerem nossos pés e potencializarem a caminhada. E o que fazem os rótulos?!

A mim parece que muito pouco empoderam e viabilizam trajetórias, pelo contrário, congestionam caminhos na medida que promovem engarrafamentos de grupos rivais.

A cegueira é tamanha que, encapsulados por medos neuróticos esquecem-se da beleza da via e do sentido do livre circular.

A fobia de ser é tanta que o ter e o estar continuam endeusados e empurrados goela abaixo de nossas crianças e jovens, fazendo deles traumas e medos que são nossos!

Quem está incomodado - e todos estamos, ainda que de formas diferentes - analise e pondere: com o quê e por quê?

Precisamos parar de atirar areia uns nos olhos dos outros!!! Há um mar de possibilidades a nossa frente, porque teimarmos em deixar tacanha a existência...

Não podemos nos contentar em só observar as ondas se formando no horizonte e desaguando na praia... Entremos no Mar da Existência! Sintamos a temperatura e o fluir da água. Percebamo-nos nela e ela na gente. Entreguemo-nos a experiência... Vivamos e deixemos viver!

Notas:

1. Identidade — conjunto de características que distinguem uma pessoa ou coisa e por meio das quais é possível individualizá-la. Ideologia — conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

2. Pra quem desconhece o trabalho de Judith Butler, como eu, talvez seja interessante acompanhar a transmissão de sua fala no Brasil. Ver: https://www.google.com.br/amp/s/www.cartacapital.com.br/diversidade/judith-butler-o-ataque-ao-genero-emerge-do-medo-das-mudancas/@@amp

Artes, Ciências e Humanidades - Dinamismo e Incertezas - Filosofia e Espiritualidade - Cidadania

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store