ALÉM DO CANSAÇO

Talvez o que Byung- Chul Han, em "Sociedade do Cansaço" não tenha querido expressar com todas as letras, nesse manifesto desabafo: mundos ficaram pequenos demais, tamanho o inconformismo que expande horizontes…

Quando afirma que alteridade e estranheza deram lugar a diferença exótica, a violência parece não mudar de mãos, apenas angariar novos algozes. Se antes era a negatividade com o característico traço da imunidade, agora é ela e a perversa positividade a censurar potências de descargas neuronais... Que merda, até a privada passou a pública!

Como resultado, a psicossoma resultante: somatização (impressão física) do emocional e mental, de guerras bacteriológicas à neurais, em rota de colisão com o humano que ainda ousa ser, sentir, pensar e estar. Aquele que se esquiva, não sem arranhões, do posto de mero reagente, mesmo que condecorado ou travestido de benfeitor profético...

Ao aceito, o atrevido responde sereno: não aceito o que me aprisiona. Ao confio: desconfio até de mim, como não me fazer acompanhar de cautela. Ao agradeço: cansei de dançar na chuva, navegar por tempestades, pretender guiar o que não tem controle, manter o que já ruiu... Basta! Foi além do suportável cansaço…

Se por acaso, em um embuste sofista, a tal felicidade (pseudo) o procurar, diga-lhe gentil e filosoficamente que seu endereço é incerto e que deixou ordem expressa de remeter a ilustre visita aos conselhos de líderes espirituais, gurus, gestores... O que seria deles sem nossa ajuda…

Já vejo a felicidade esboçando um sorriso meio de soslaio ao mensageiro, bem sabe que a genuína não deixa de marcar presença. Ainda que em meio a delírios impressionistas ou entre choros de um hiperrealismo desconsertante, ela quem o conforta em um terno abraço, ocasião em que suave e sutilmente se apresenta como alegria. Aquela que não se explica nem se atribui razão, apenas nos damos tempo e espaço para alcança-la no mais profundo de nós mesmos (muito além da tristeza, da falta de perspectiva ou do cansaço), onde não há intempérie que alcance…

--

--

--

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Ana Rita de Calazans Perine

Ana Rita de Calazans Perine

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.

More from Medium

THM: Rick and Morty

Training Blog 2: How to Apply Training Learned from Books and Videos [79] ramblings of a…

Introduction to AnyPrinter

Ukraine-Russia War and the World Affairs