Talvez o que Byung- Chul Han, em "Sociedade do Cansaço" não tenha querido expressar com todas as letras, nesse manifesto desabafo: mundos ficaram pequenos demais, tamanho o inconformismo que expande horizontes…

Quando afirma que alteridade e estranheza deram lugar a diferença exótica, a violência parece não mudar de mãos, apenas angariar novos algozes. Se antes era a negatividade com o característico traço da imunidade, agora é ela e a perversa positividade a censurar potências de descargas neuronais... Que merda, até a privada passou a pública!

Como resultado, a psicossoma resultante: somatização (impressão física) do emocional e mental, de guerras bacteriológicas à neurais, em rota de colisão com o humano que ainda ousa ser, sentir, pensar e estar. Aquele que se esquiva, não sem arranhões, do posto de mero reagente, mesmo que condecorado ou travestido de benfeitor profético...

Ao aceito, o atrevido responde sereno: não aceito o que me aprisiona. Ao confio: desconfio até de mim, como não me fazer acompanhar de cautela. Ao agradeço: cansei de dançar na chuva, navegar por tempestades, pretender guiar o que não tem controle, manter o que já ruiu... Basta! Foi além do suportável cansaço…

Se por acaso, em um embuste sofista, a tal felicidade (pseudo) o procurar, diga-lhe gentil e filosoficamente que seu endereço é incerto e que deixou ordem expressa de remeter a ilustre visita aos conselhos de líderes espirituais, gurus, gestores... O que seria deles sem nossa ajuda…

Já vejo a felicidade esboçando um sorriso meio de soslaio ao mensageiro, bem sabe que a genuína não deixa de marcar presença. Ainda que em meio a delírios impressionistas ou entre choros de um hiperrealismo desconsertante, ela quem o conforta em um terno abraço, ocasião em que suave e sutilmente se apresenta como alegria. Aquela que não se explica nem se atribui razão, apenas nos damos tempo e espaço para alcança-la no mais profundo de nós mesmos (muito além da tristeza, da falta de perspectiva ou do cansaço), onde não há intempérie que alcance…

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.