Talvez o que Byung- Chul Han, em "Sociedade do Cansaço" não tenha querido expressar com todas as letras, nesse manifesto desabafo: mundos ficaram pequenos demais, tamanho o inconformismo que expande horizontes…

Quando afirma que alteridade e estranheza deram lugar a diferença exótica, a violência parece não mudar de mãos, apenas…


ADICÇÕES — Dependências na Contemporaneidade

Do território das drogas à toxidade das relações

Por mais que nos julguemos imunes a agentes externos e que tendamos a introspecção e solitude, estamos imersos em correntes de pensamento. Elas nos chegam por sons, imagens, ideias, ações… Estar vivo é, de alguma maneira, afetar e ser por elas afetado…


AUSCULTA NA ESCUTA — Humanização da Medicina e Repercussões na Saúde Mental

Embora o procedimento da ausculta — maneira de ouvir atentamente os sons do interior do corpo do paciente — figure na propedêutica clínica, junto a outros que demandam os sentidos despertos do médico… Como seu tempo se mostra no tempo da consulta?

Não raro a anamnese de postos de saúde…


AOS QUATRO ELEMENTOS SAGRADOS

Daquelas florações que nos mantém pulsando nas noites mais frias e longas de inverno. Em mais uma Primavera, um pouco do meu florescer…

OLHO DE HÓRUS, princípio justiceiro

Capaz de evadir as sombras e acessar o verdadeiro,

Orientai o meu olhar.

Que eu aprenda, em um só, harmônico e preciso…


Relação continuada que sobrevoa ideias complexas e aterrissa em sensações, a nossa e a dos livros. Quem já não capturou ou se deixou capturar pelas emoções, até dos jargões neles contidos.

Galeano, no enfrentar silêncios para recuperar o não dito, é danado. …


ELOGIO DA LOUCURA, Erasmo de Rotterdam — Impressões

Estamos no auge do Renascimento, séculos XV e XVI. Erasmo é um homem voltado para questões terrenas e objetivas, sem preocupações intelectuais e espirituais. Encarna o próprio “pé no chão”, espírito típico de sua época. Na narrativa busca criar o homo universalis, que ele próprio representava. …


“Você sabe quem você é?” — Reflexões acerca da Natureza Humana

Talvez o saudável incômodo que sentimos diante da indagação “Quem é Você?” resida na dificuldade que encontramos em dar repostas as tantas interrogações que brotam do exercício do viver, sendo essa uma das mais inquietantes.

Há que lembramos que não encontramos a verdade (acabada, por inteiro) nas respostas, mas no…


Como desbravadores de uma Vida que se faz presente na cadência rítmica do pulsar somos constantemente desarmados pelo fascínio e pelo assombramento. A voz maior que em nós habita — metaforicamente chamada de Sol Interno, fisicamente representado pelo nosso coração — nos lembra do necessário ajuste de ritmo e contra-ritmo…


Aplicadas a Gerontologia e outras Transversalidades

Do “Políticas e Práticas em Atenção ao Envelhecimento”, https://www.editorafi.org/29politicas

A crescente longevidade, apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como triunfo da humanidade no século XX, é uma realidade que precisa dialogar seriamente com as Políticas Públicas, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) / ONU, que engloba, em seu…


Nietzsche nos conduz a refletir, em “A Gaia Ciência” (1882), que nós, humanidade, rompemos o laço com o sagrado, tamanha inconsciência… Deixamos de lado o significado e tudo o que nos é, de fato, importante (e vital) em troca da correria desenfreada pelo urgente… Matamos Deus. “Deus está morto!”

Não…

Ana Rita de Calazans Perine

Filósofa Clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora Social e Empresarial / Instituto ORIOR — Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store